2006/01/28

Evolução Fiscal

Está apresentada uma medida, que devemos considerar de evolução fiscal. A declaração Mod. 3 de IRS deixará de ser apresentada pelos contribuintes, que apenas passarão a recebê-la em casa já preenchida, tendo apenas que concordar com a declaração apresentada ou então alterar o que acharem ser necessário.
Ora aí está uma excelente medida apresentada pelo nosso Primeiro Ministro José Socrates. Poderiamos dizer que peca por tardia, mas também já poderia e deveria ter sido apresentada por governos anteriores, é que a ideia não é nova e já é usada noutros países com reconhecido sucesso.
Só espero que nessas ditas declarações, a enviar aos contribuintes, sejam incluídos mesmo todos os rendimentos dos titulares independentemente da sua fonte. É que quando o esforço é repartido torna-se muito menos doloroso para todos.
Já agora, não seria útil também, reduzir os rendimentos daqueles que por trabalharem para o estado em lugares de destaque e por uma meia dúzia de anos têm direito a reformas gordas por toda a vida ?
Seremos obrigados a suportar semelhante injustiça durante quanto tempo ?
É que a grande maioria dos portugueses necessita de trabalhar uma vida inteira para obter uma reforma de miséria e quanto aos que agora preparam essa fase da sua vida, nem a certeza têm se algum dia receberão esses poucos euros para um fim de vida tranquilo.

Início