2005/10/13

Vida de Professor

Nos dias que correm, ter uma profissão é cada vez mais valioso.
Muitas vezes por incompetência de quem trabalha, muitas outras por incompetência de quem comanda as organizações, o certo é que emprego é coisa preciosa nos dias de hoje.
Também na vida de professor há riscos inerentes a uma profissão onde os excedentes de profissionais é mais que evidente e desde já há muito tempo.
Nas colocações é a vergonha que se conhece, professores colocados a distâncias exageradas de casa, obrigando-os a gastos que na maior parte das vezes nem o salário cobre.
Homens e mulheres com família formada, que para ter o seu salário se sujeitam a uma vida que em nada dignifica uma profissão que se deseja digna e de valor.
Ora olhando para tudo isto, e tendo em conta o envelhecimento da população - logo menos alunos, muito me espanta que todos os anos se vejam milhares de jovens a tentar entrar em cursos superiores em que a única saída profissional é o ensino.
Será que não devem os governos alertar essa gente, essas famílias, que o esforço que vão fazer - financeiro e de estudo - está condenado à partida ?
Será que não devem os governos acordar com as Universidades o encerrar desses cursos e tentar encaminhar os jovens para cursos que realmente tragam alguma mais valia para a sociedade portuguesa ?
Ontem seria tarde para isso, mas entretanto são mais uns tantos que iniciam a sua vida académica e que têm como destino o desemprego.

Início