2006/12/27

Mortes na Estrada (Natal 2006)

É engraçado ouvir tanta conversa em relação a este tema.
Depois de tanta campanha, tanta publicidade, tanta conversa, chegamos a estas alturas e a desgraça é quase sempre a mesma, infelizmente para todos os portugueses e principalmente para aqueles que ficam com as suas famílias destroçadas devido às mortes na estrada.
A justificação comum para tanta desgraça é apenas uma, a má condução dos portugueses, que tantos altos responsáveis do país se fartam de atirar para as televisões e rádios.
Pois eu apresento três razões como as principais para tanta desgraça nas nossas estradas:
  • A má condução dos portugueses;
  • A vergonha da caça à multa das forças de segurança;
  • Os sucessivos governos.
Explicando ponto por ponto, poderemos dizer que realmente conduzimos mal, ou melhor, temos um comportamento na estrada que nada ajuda a que as coisas melhorem. Não temos uma condução defensiva, parece que andamos sempre numa corrida contra todos.
A vergonha da caça à multa das forças de segurança, porque este Natal não vi uma única patrulha na estrada, pelo menos identificada. Não seria muito mais útil a todos uma presença visível numa atitude de prevenção ? Ou será que o demasiado frio escondeu os senhores agentes ?
Quanto aos sucessivos governos, bem, quanto a esses senhores apenas posso dizer que deveriam ser responsabilizados em mais de 50% de toda esta situação. Temos carros de qualidade miserável, no que toca a segurança, e a justificação é apenas o elevado preço que temos que pagar por carros que nem deveriam ser autorizados a circular nas vias públicas. Os impostos que pagamos agravam de maneira exagerada os preços praticados por todas as marcas e com as carteiras mais que vazias dos portugueses não se pode chegar a viaturas bem mais seguras que em grande parte ajudariam a baixar drasticamente o número de mortos nas estradas portuguesas.
Mas enquanto continuamos a manter os luxos de alguns, vamos morrendo aos poucos aqui e ali nas estradas portuguesas e ainda por cima sendo culpados por não poder ter viaturas mais seguras...

Início