2005/12/31

Bom Ano de 2006

A todos quantos passam por estas paragens, desejo um óptimo e feliz ano de 2006.
Que as mudanças que se avizinham tragam, para todos nós, melhores dias e mais vida.

2005/12/20

Presidênciais

Naturalmente vi e ouvi com atenção o debate dos digníssimos candidatos à Presidência da República.
Agora ao passar os olhos pelos blogs nacionais não podia deixar de elogiar os post's no Blasfémias, realmente vale a pena ler, principalmente aquela referência ao jogo do Sporting com o Rio Ave.
Realmente o Dr. Mário Soares está longe da realidade que se vive no país.
Não se lhe ouviu apenas uma ideia concreta para o bem da nossa nação. É que para as termos ouvido seria necessário que elas existissem...

2005/12/16

Presidênciais

Já tivemos oportunidade de assistir a alguns debates televisivos dos nossos candidatos à Presidência da República.
E a verdade seja dita, mas que grande pasmo. Se olhamos à nossa volta é só bocejos.
Podemos dizer que houve apenas um verdadeiramente animado, Prof. Louçã e Prof. Cavaco. Este sim mereceu o tempo em frente à televisão. Não é que seja apreciador das ideias do Prof. Louçã, mas o homem tem o dom da palavra, tem ideias muito válidas e faz despertar o debate. Se bem que hoje com o Dr. Mário Soares, até pareciam os compadres dos Malucos do Riso. Só faltou palmadinhas nas costas...
Ah! Já agora, ninguém reparou no "energético" Dr. Mário Soares, com as mãos no treme-treme e as coisas que tinha em cima da mesa a fugirem-lhe a todo o momento ? Não repararam ?
Bem, provavelmente foi impressão minha ou então a imagem não chegou lá com muita qualidade cá ao Norte...

VSC novo rumo

Está apresentado o novo treinador do Vitória de Guimarães.
É certo que as espectativa é muito grande e os desafios que se avizinham não se mostram nada fáceis.
Mas o certo é que há jogadores no Vitória que têm mesmo muito que mostrar para que não sejam postos no mercado (isto se alguém os levar) na próxima reabertura de mercado.
É que certamente Vitor Pontes estará atento ao muito pouco e mau que têm produzido nos jogos onde participaram.
Força Vitor Pontes, vamos lá mostrar o que é trabalho a esses senhores.
Certamente muito trabalho haverá para fazer, mas com vontade e querer as coisas irão melhorar.

2005/12/05

Vitória vs. Derrotas

Mais uma derrota. Mais uma vergonha.
Assim se pode definir o que se passou hoje no Afonso Henriques.
Jogadores que tudo fizeram para mandar Jaime Pacheco embora, não honrando a camisola que vestem e muito menos a instituição e os sócios que muito lhes têm dado.
É vergonhoso ver que uma meia dúzia de meninos mimados tudo faz para atirar ao fundo um homem trabalhador que tudo dá para que este clube seja alguma coisa na Liga Portuguesa.
Resta agora o sr. Magalhães, chamar à razão os meninos que têm minado um trabalho de reestruturação de um clube que merece muito mais. E até mesmo apontar-lhes a porta da saída. Não é o Jaime Pacheco que deve assumir a responsabilidade desta vergonhasa noite, mas sim quem não sabe qual a missão e objecivo da sua actividade profissional.
Força Pacheco, mereces muito mais que o que hoje e na passada quinta-feira se viveu.

2005/11/30

Uefa, Televisão e Vitória de Guimarães

Procurava a esta hora na programação das nossas televisões na tentativa de descobrir se algum canal iria transmitir o jogo da Taça Uefa entre o Sevilha e o Vitória de Guimarães.
Pois, para meu espanto, nem um canal se dignou a ter na sua programação a transmissão do dito jogo.
Assim, e de forma resumida, atrevo-me a dizer que realmente é preciso ter uma enorme falta de respeito. O Vitória de Guimarães é apenas e só a única equipa portuguesa que está ainda a participar nesta competição. Depois queixam-se os ditos senhores, da comunicação social, que são mal tratados aquando das suas visitas à cidade berço.
Pois digo mais, deverião ser corridos de cada vez que tentassem aproximação às instalações do clube.
É uma vergonha ver que na programação da SportTV está, à mesma hora do jogo Sevilha-Vitória de Guimarães, programada a transmissão do jogo, em directo, Estrela Vermelha-Roma.
Já por diversas vezes ouvi, que o Vitória de Guimarães não tem mercado, se comparado com outros clubes nacionais.
Mas será que estes dois clubes têm assim tanto mercado no nosso país ?
Mas será que estes dois clubes estrangeiros merecem mais consideração que um clube nacional único participante nesta competição da Uefa ?
Realmente vergonhoso, são as únicas palavras que me ocorrem.

2005/11/22

Presidênciais

Pelo que hoje se ouviu nos diversos noticiários ou o nosso Primeiro Ministro não está a contar a história toda acerca da candidatura presidêncial de Manuel Alegre, ou então Manuel Alegre não está a contar o que realmente se passou no preparativo da sua candidatura.
Se o primeiro diz que apenas informou Manuel Alegre que o PS apoiaria o candidato Mário Soares e o segundo diz que houve vários contactos até à definitiva escolha, pelo PS, por dar o seu apoio ao candidato Mário Soares, algo não bate certo e deveria ser esclarecido por todos os intervenientes.
O povo agradecia!

Liga dos Campeões

E se o Benfica tivesse de eliminar o Manchester United da Liga dos Campeões para continuar para a próxima fase ?
Não me parece...

2005/11/15

Presidenciais

Não deixa de ser curioso, ouvir e ler tanta preocupação de alguns candidatos em relação a um outro que apenas decidiu não responder a provocações "baratas" e apenas seguir o seu normal caminho rumo às eleições, afim de se sujeitar à votação do povo.
Não seria muito mais útil ouvir e ler, sugestões e vontades em relação ao futuro que a todos deveria preocupar ?
Será que esta campanha irá ser um conjunto de reclamações em detrimento de um definir de caminho a percorrer durante o tempo que dura o cargo ?
Veremos nos próximos capítulos...

2005/11/10

Tiago Monteiro na Midland mais uma temporada

Tiago Monteiro assinou pela Midland, garantindo assim a sua presença mais uma temporada na formula 1.
Aqui está o reconhecimento de uma excelente temporada de trabalho do nosso compatriota.
Parabéns Tiago.

In Público (Última hora)

Futebol e Seus Profissionais

Muito se fala em relação ao nosso futebol e sendo certo que muitas vezes merece ser falado quer pelos bons quer pelos maus motivos, há coisas que muito poucas vezes se ouve falar, nos seus profissionais como homens.
Já por diversas vezes critiquei jogadores de futebol, ou porque não honram as instituições que representam, ou porque não têm brio naquilo que fazem. Mas ver que há leis do futebol que impedem que homens no desemprego possam procurar livremente emprego para poder ter a sua realização pessoal, para que possam obter o rendimento necessário para poder sustentar uma família, essa só mesmo no nosso Portugal.
Mas porque será que os homens poderosos do futebol nada fazem, ou se recusam mesmo, a mudar essa lei ?
Será socialmente correcto impedir que um desempregado procure livremente uma entidade para poder continuar a sua actividade profissional ?
Por "muito bom" ou "mau" que se seja, ter a liberdade para procurar melhorar o futuro profissional tem que ser um direito de quem está sem trabalho.
Mas poderiamos ainda falar de quem não recebe salários há meses...

2005/11/05

Guimarães em Imagens (continuação)









2005/11/01

Eleições Presidênciais

Muito ainda há para chegarmos a votos, no entanto vê-se já a aflição de alguém que parte completamente derrotado para uma luta que não é para todos.
Aqui há dias na apresentação do seu manifesto, esqueceu-se umas tantas vezes de uma pergunta que uma respeitada jornalista presente lhe colocou (provavelmente seria por esta estar a falar de forma figurada em ovos... Será da gripe das aves ?).
Agora dá tanto valor ao facto de Cavaco Silva ter dito que não é político profissional, o que realmente é a grande verdade. Sempre centrou a sua vida no ensino.
Será que não tem mais com que se preocupar ?
Será que não tem nada para propor e para o povo avaliar ?
Deveria olhar para a frente e preocupar-se com o não desejado (no PS) Manuel Alegre e tentar passar-lhe para a frente e justificar a sua escolha pelo partido que governa Portugal.
Mas cada vez mais tenho a certeza que isso é missão já demasiado dura...

Jornal Record no seu melhor...

Vamos lá tirar uma conclusão...

Record, 01/11/2005


(...) "O guarda-redes Quim está fora dos convocados do Benfica para o jogo com o Villarreal, uma vez que ainda recupera de uma intervenção cirúrgica. Moreira também recupera de uma lesão.Se a ausência de Quim é uma certeza, a de Simão ainda se equaciona, embora o jogador - que falhou o jogo com a Naval devido a uma mialgia - integre o lote de 20 convocados (dois serão dispensados) para a recepção à equipa espanhola."(...)

In http://publico.clix.pt/shownews.asp?id=1237501&idCanal=1030 (01/11/2005)

2005/10/27

Presidenciais

Cavaco ou Manuel Alegre ?
O povo irá decidir...

2005/10/16

Empate em muito fraco jogo de futebol

Mais um jogo do nosso Vitória de Guimarães e mais uma exibição de deixar desanimado qualquer adepto de futebol.
Há coisas que não consigo perceber, porque será que é tão diferente a atitude dos "meninos da bola" nos jogos da nossa liga ? Será que não recebem prémio ?
Senhor Presidente Victor Magalhães, essa gente merece um raspanete à antiga. Muitos dos profissionais de futebol, mesmo com salários em atraso dignificam a camisola que vestem a toda a hora e principalmente dentro de campo.
Ontem o que se viu foi uma equipa onde não houve brio e muito menos garra no desempenho da tarefa para a qual são pagos, e bem pagos.
A não ser os três do costume, Svard, Benachour e Saga, tudo parecia adormecido em campo, apesar de por diversas vezes o pobre Pacheco ter saltado do banco para chamar a atenção disso mesmo.
Assim é uma vergonha.
Não dá gozo ir ao futebol, temos sempre a sensação de que vamos ver um jogo de fraca qualidade onde não há garra e luta por algo mais é coisa apenas de alguns.
Senhores joga façam o favor de lutar e fazer com brio aquilo que vos pedem para fazer.
Espero só que a atidude que se viu neste jogo com o Nacional da Madeira não se repita por terras Russas.

2005/10/13

Vida de Professor

Nos dias que correm, ter uma profissão é cada vez mais valioso.
Muitas vezes por incompetência de quem trabalha, muitas outras por incompetência de quem comanda as organizações, o certo é que emprego é coisa preciosa nos dias de hoje.
Também na vida de professor há riscos inerentes a uma profissão onde os excedentes de profissionais é mais que evidente e desde já há muito tempo.
Nas colocações é a vergonha que se conhece, professores colocados a distâncias exageradas de casa, obrigando-os a gastos que na maior parte das vezes nem o salário cobre.
Homens e mulheres com família formada, que para ter o seu salário se sujeitam a uma vida que em nada dignifica uma profissão que se deseja digna e de valor.
Ora olhando para tudo isto, e tendo em conta o envelhecimento da população - logo menos alunos, muito me espanta que todos os anos se vejam milhares de jovens a tentar entrar em cursos superiores em que a única saída profissional é o ensino.
Será que não devem os governos alertar essa gente, essas famílias, que o esforço que vão fazer - financeiro e de estudo - está condenado à partida ?
Será que não devem os governos acordar com as Universidades o encerrar desses cursos e tentar encaminhar os jovens para cursos que realmente tragam alguma mais valia para a sociedade portuguesa ?
Ontem seria tarde para isso, mas entretanto são mais uns tantos que iniciam a sua vida académica e que têm como destino o desemprego.

2005/10/12

Portugal no Mundial 2006

Ao final da campanha para o Mundial 2006 temos pelo menos o sossego de ver que não foi preciso seguir a velha sina portuguesa de ter que fazer contas para chegar a algum lado.
É certo que em Aveiro tivemos um futebol miserável, mas hoje pelo menos vimos futebol e vivemos o sossego de saber que o apuramento estava resolvido.
Pode-se criticar Scolari, podemos não gostar mesmo nada do homem, mas o certo é que lá estamos e podemos ter a certeza que pelo menos levaremos um grupo até terras germânicas que tem um lider e sabe manter ordem no seio de um grupo.
Podemos não concordar (e acho que é para não concordar) com alguns critérios de selecção de jogadores, mas o homem tem o seu valor e temos que o admitir.
Uma palavra para os sub 21. Caminhada exemplar rumo a um objectivo.
Pena que tenham ainda que realizar um jogo mais para atingir o objectivo final.
Resumindo, Portugal está de parabéns, pelo menos em termos de selecções de futebol.
Valha-nos ao menos isso...

2005/10/09

Eleições Autárquicas

Ora já temos resultados de mais umas eleições neste nosso Portugal.
Há coisas que me deixam a pensar, e que penso, muitos mais portugueses devem pensar.
Se olharmos por esse país abaixo, é estranho ver candidatos agora eleitos envolvidos em casos em que a justiça terá que actuar.
É estranho vermos que são reeleitos a governar autarquias indivíduos que mostram ano após ano que nada fazem pelas terras que governam. Muitos deles apregoam a sua boa gestão e no entanto pouco ou nada fazem mesmo tendo em mãos orçamentos dos mais altos que existem no país.
É estranho vermos que apesar disso o povo parece feliz com tudo o que se está a passar neste país que merecia bem mais que apenas um mar de dificuldades em que está mergulhado e que os nossos governantes parecem incapazes de mudar.
Ora se esse mesmo povo não aproveita as oportunidades que tem para provocar mudanças, só resta mesmo perguntar se o povo quer mesmo essa mudança ou prefere continuar num lamento continuado de vida.

2005/10/06

Campanhas Eleitorais

É nestas alturas de eleições que realmente podemos perceber os políticos que temos a governar o nosso país.
Todos eles se auto-avaliam como "bons rapazes e muito trabalhadores", mas o certo é que a maior parte deles apenas procuram o seu próprio sustento e pouco ou nada se preocupam com quem realmente trabalha.
Senão vejamos, será que é preciso andar-se quatro anos para que se mostre aos cidadãos deste país o que é preciso fazer ?
Para que se tenha o cuidado de dizer "eu vou fazer..." ?
Será que é preciso esperar mais quatro anos para vermos obras por toda a parte ?
Não daria para ir repartindo esse aglomerado de trabalhos pelos anos de cada governação ?
Pois o que parece é que realmente não.
Basta percorrer este país para percebermos que não há vila nem cidade que não tenha as ruas esburacadas, que não tenha uma praça prestes a ser inaugurada.
Mas que políticos temos nós à frente do nosso país ?
Gente que apenas se lembra que é preciso fazer alguma coisa na hora de ir a votos ?
Assim nunca iremos a lado nenhum. Quem deveria mostrar trabalho a cada dia que passa, apenas se lembra que tem que fazer alguma coisa em vésperas de eleições.
Não há dúvida, cada vez menos podemos acreditar naqueles que apregoam o trabalho, o crescimento e o desenvolvimento.
Acreditemos em nós e toca a arregaçar as mangas, o país espera o nosso esforço.
Pena que não seja igual para todos.

2005/10/01

Assim está melhor

Ora e não é que o nosso Vitória resolveu mostrar aos restantes portugueses como se faz no que toca a competições europeias ?
Pois é meus senhores, assim está bem melhor. Mas há uma coisa que me deixa algo entrigado. Será que só com prémio é que têm brio pela camisola que vestem ?
Não recebem o vosso salário mensalmente para fazer o melhor pela vossa equipa ?
Não me parece que qualquer entidade patronal resolva dar uma prenda para "um lanche melhorado" a qualquer funcionário por este fazer aquilo que tem que fazer, ou seja, apresentar resultados positivos no seu trabalho.
É certo que merecem os parabéns, mas essa história do prémio, penso eu, será uma situação a rever. Até porque, tanto quanto é sabido, dinheiro é coisa que não abunda lá para os lados da Unidade.
Assim não há controlo financeiro que resista. Em tempo de vacas magras o sacrifício é mesmo para todos. É que, não se esqueçam, esse dinheiro (pelo menos grande parte dele) vem de gente que trabalha oito horas por dia, cinco dias por semana e recebem salários de miséria se os compararmos com os vossos.
Uma palavra para Pacheco, que merece toda a festa que lhe foi feita. Este homem está no bom caminho. Deixem-no trabalhar e mostrar o que bem sabe fazer.

2005/09/24

E ainda Felgueiras, para que não se esqueça!!!

Texto de Paquete de Oliveira no Jornal de Notícias de 2005/09/24
O caso Fátima Felgueiras é grave de mais para permitir silêncios. Ridiculariza o Estado de Direito, as suas leis e instituições. Compromete todos aqueles que ainda lutam para que não se faça do "edifício social" uma "bola de pano" para brincar a um canto da rua.
À hora a que escrevo, não sei, nem consigo adivinhar, o que sobre ele irá dizer o senhor primeiro-ministro na anunciada entrevista com Judite de Sousa. Não foi José Sócrates o responsável da conduta "psiana" neste "affaire", muito discutível e dúbia, desde a primeira hora em que o caso despontou. Mas é a Sócrates que cabe agora responder às questões que se põem (mesmo na qualidade de secretário-geral), não tanto sobre Fátima Felgueiras, mas sobre o Estado e sobre quem por ele responde. Não é possível refugiar-se na evasiva, porventura "politicamente correcta", de que "sobre questões de Justiça, compete à Justiça pronunciar-se". É o Estado e os seus responsáveis que têm de pronunciar-se sobre o estado da Justiça.
Estamos perante um caso em que as diferenças entre "o que é" e "o que parece" são importantes. Não será (ou parece apenas?) que Fátima Felgueiras estava acusada por crimes de corrupção e peculato? Estava, e está, por provar a acusação. E por isso prevalecia, e prevalece, a sua inocência até ser julgada em juízo. Certo ou errado, o Tribunal decretara a sua prisão preventiva. Fátima Felgueiras consegue a fuga antecipada para o Brasil. Igual sorte não conseguiram Vale e Azevedo ou Carlos Silvino e tantos outros.
Tecnicamente, nem está em causa (o que é) a fundamentação jurídica da juíza Maria Gabriela, do Tribunal de Felgueiras. Fátima não fugira, "encontrava-se ausente, alegadamente para o Brasil, inviabilizando a execução da medida", decretada em Maio de 2003, pelo Tribunal. Agora, conforme escreve a magistrada no seu despacho, estão alterados os pressupostos que poderiam impor a "prisão preventiva".
Mas, o que parece, a quem está de fora é que nada disto é assim. Politicamente, "não basta ser, é preciso parecer". E o que parece é a fuga. É o regresso, a entrega às autoridades, com tudo muito bem tratado e combinado. É um jogo jogado com inteligência, com hábil manipulação das armadilhas ou furos que a lei tecnicamente tece para dar cabo de alguns e salvar outros, com astúcia, poder e dinheiro, fazendo gato-sapato dos fundamentos que nos fazem julgar que vivemos num mundo em que a defesa entre "o que é" e "o que parece" está salvaguardada.
Nem a vida nem o país se reduzem a episódios destes. Mas cenas destas desconfortam quem pensa que vale fazer da existência uma coisa séria.
E já nem vale a pena escrever sobre isto. Fátima Felgueiras está aí. Vai ganhar as eleições. Vai demonstrar como o sistema é frágil. Lutou com as suas armas, com as ajudas que lhe deram. O modo como ela e o seu stafe do movimento "Sempre Presente" têm actuado tornou-se paradigmático. Uma acção perfeita para ganhar eleições. Destituir uma eventual presidiária em chefe de um povo que a ama e nela acredita, mandando às urtigas essas coisas de um Estado de Direito e rindo daqueles que nele acreditam. Até agora, foi Fátima que deu coisas a esse povo, que lutou por ele. A imperturbabilidade de Fátima Felgueiras é notável. Não duvida da sua inocência. Da sua vitória. Este caso é quase passional. Quem duvidar disto corre o risco de ser "linchado", como Assis o ia sendo. Os zeladores do templo do Estado de Direito, por sua vez, estão confiantes. Não duvidam que, no fim, leve o tempo que isto levar, a lei, o direito sobre que assenta o edifício social, subsistirão. Acreditam no fim do fim. Conta a história que os zeladores morreram com a queda do templo.
Este jogo entre o que parece e é está a tornar-se perigosíssimo.
Paquete de Oliveira escreve no JN, semanalmente, aos sábados.

2005/09/22

Ainda Fátima Felgueiras

Hoje, para encanto de povo de Felgueiras, a senhora que diz "eu estive ausente do país" teve o seu momento de glória ao participar num debate televisivo. Lá se desdobrou em desculpas e justificações daquilo que apenas um país miserável permite.
E permite, porque "os mandantes" dos mais variados governos assim o quiseram e querem. Permitem que uma mulher acusada de 23 crimes seja candidata à gestão de um município de onde saiu por violar as regras da boa administração dos bens públicos.
Mas o curioso, é que muitos dos populares que ontem a apoiavam em frente do tribunal de Felgueiras, até tenham confessado que faltaram ao trabalho só para poder apoior a senhora. Oxalá esses faltosos não venham amanhã "chorar" na praça pública por os seus patrões nem terem dado pela sua falta...
E assim vai este Portugal!!!

2005/09/21

Fátima Felgueiras

Ora aí está. Fátima Felgueiras voltou a Portugal tal como tinha prometido. Vejam só o ar alegre com que regressa "para procurar justiça".

In http://sic.sapo.pt/online/noticias/

Até aqui tudo bem. O que me intriga é que agora já se discute se a senhora fica em prisão preventiva ou se pode serenamente fazer campanha eleitoral, já que é candidata à Câmara Municipal de Felgueiras, e depois - digo eu - regressar outra vez para o seu recanto algures no Brasil sem que nada lhe seja feito por tanto crime de que é já acusada.

Aqui está mais uma deste nosso querido Portugal.

Será que ninguém faz nada ?

É que por este andar, muito preso preventivo se irá candidatar a algumas eleições futuras. É que nisto a lei realmente protege estas situações vergonhosas.

2005/09/19

Mais uma...

Ora cá temos mais uma derrota do nosso Vitória.
Então o que se passará com aquela gente ?
Podem dizer o que quizerem, mas até consigo "perdoar" ao Pacheco.
Não acredito que o homem diga aos meninos jogadores para andarem por lá com pézinhos de lã a correr atrás da bola.
É certo que depende dele a mudança de atitude, mas quando um profissional não tem brio naquilo que faz, não rende em tarefa nenhuma.
O que hoje se viu, foi um grupo de meninos mimados que parecem andar a fazer um favor por vestir uma camisola honrada.
Enquanto não meterem na cabeça que o trabalho deles é obter resultados positivos muito haverão de "chorar" a cada jornada desta época.
Só para dar um exemplo, então será normal um jogador, que até é internacional, não saber que centrar uma bola para a área do meio campo é sinónimo de perder a bola ?
Será normal que um jogador deste "calibre de qualidade" não saiba que tem que correr para honrar a camisola que veste ?
É muito triste ver que numa equipa com onze elementos apenas metade procure demonstrar que tem valor e que quer realmente fazer algo de bonito por um clube que ainda mal conhecem.
Senhor presidente, mudar a mentalidade desses mimados passa muito pela sua capacidade de liderar e fazer ver a esses meninos que têm que dar mesmo muito mais a um clube que é a entidade patronal deles e que lhes paga o salário no fim do mês. Têm que honrar cada cêntimo que levam no fim do mês, assim como cada um que quer ser alguém numa vida que se pretende tranquila e honrada.

2005/09/17

Guimarães, estes últimos dias

Estive fora estes últimos dias em trabalho.
Logo que regressei, as novidades eram mais que muitas.
No futebol, o nosso Vitória tinha "despachado" o Wisla de Cracóvia com três golos sem resposta. Bravo rapazes, assim sempre podemos aspirar a ter mais um par de jogos "uefeiros" aqui pela terra. Parece que as coisas vão mudar...
Na política, começam a ver-se as movimentações na corrida às eleições autárquicas.
Qual não é o meu espanto, ao ver que como que num "clic", se descobre que Penselo vai ter direito a uma variante.
Que a nossa "mortal" circular vai ser contemplada com um separador central, isto após a umas vinte e tal mortes.
Mas o que será que andaram a fazer nestes anos todos que estiveram cravados no poder esses senhores que "governaram" a nossa cidade ?
Será que só agora se descobriu que morre gente na circular urbana ?
Será que Penselo, e perdoem-me os seus habitantes, tem assim tanta necessidade da dita variante ?
Será que não há nada mais importante onde usar o dinheiro que todos entregamos, obrigados é certo, ao nosso município ?
Duma coisa tenho a certeza, muito mal vai a nossa cidade que com orçamentos anuais superiores a cidades bem maiores que a nossa, muito menos tem sido feito no seu desenvolvimento.
Mas há mais...
Vejam lá o descaramento do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Azurém, que para apresentação da sua própria candidatura se achou no direito de usar um edifício que é de todos (Junta de Freguesia) e ainda escreveu a todos os habitantes da freguesia avisando desse abuso.
A certa algura "do seu aviso" diz o senhor que "... na sexta feira, 16 de Setembro, pelas 22 horas, na sede da Junta de Freguesia, realizaremos a sessão de apresentação pública da nossa candidatura e dos nossos candidatos."
Ora isto leva-me a perguntar, mas será que todas as candidaturas serão apresentadas na nossa Sede de Junta ?
Será que teve o cuidado de convidar os outros candidatos ou pelo menos dizer-lhes que podem fazer o mesmo ?
Não me parece...
E assim vai a nossa Cidade de Guimarães.

2005/09/10

Ai Vitória, Vitória!

Pois é. Mais um jogo, mais uma derrota. Isto realmente não está a correr nada bem. Que me lembre não encontro nos recantos da minha memória tão mau arranque de época como o de este ano. O futebol praticado é mau. Os jogadores parecem cansados. E a bola entra apenas na baliza de cá.
Pode dizer-se e falar-se muito. Há já quem queira mandar o Pacheco embora. Mas, a culpa disto é dele ? Ou melhor, é só dele ? Claro que não.
Estou certo que vencer é apenas o que lhe passa pela cabeça dia após dia. Mas realmente ele não vai correr para dentro do campo e estou certo que correria bem mais e melhor que alguns dos que por lá andam.
Ter o papel dele neste momento é coisa para alguém que é realmente um duro, um bravo.
Ele pegou numa equipa esfarrapada, mais de metade dos jogadores são novos na casa. E queriam o quê ? Uma máquina oleada e a funcionar sem problemas ?
É claro que isso não é de todo possível. Há que dar tempo ao tempo. Há que acreditar. Temos bons jogadores, mas as coisas não estão a sair bem.
Sendo-se racional não se pode apresentar como culpado o Jaime Pacheco, ele não merece essa cruz sozinho.
Boa sorte para o próximo jogo e mais pontaria é apenas o que se deseja.

2005/09/09

Sem Comentários...



In Jn, 09/09/2005

2005/09/08

Crescimento do PIB

Segundo o nosso Primeiro Ministro, "o crescimento do PIB é uma boa notícia". Diz ainda que "é um indicador que deve animar os nossos investidores, os nossos empresários e os nossos trabalhadores".
Ora, tendo em conta que os valores se referem ao segundo trimestre de 2005, que este crescimento assenta essencialmente no consumo privado, que o IVA passou para 21% e que a lógica é que o consumo tenha crescido precavendo o aumento dos preços, será que este crescimento é uma boa notícia ? Será que é mesmo real ?
Esperemos pelo terceiro trimestre...

2005/09/01

Excitação Nacional

Foi uma excitação o discurso de apresentação de candidatura do "Salvador".
O homem, afinal, está numa forma invejável, até nem precisa que lhe lembrem a idade...
Mas estou certo que muito terá que lhe ser lembrado para que acredite que este foi o passo para o seu abismo pessoal.
É ridicula a figura que alguém pode fazer, só para tentar mais algum poder. Porque pouco mais pode ser esperado de alguém no limiar da uma vida.
Mas bonito foi ver as "flores" que se colaram à "jarra" na espectativa de aparecerem na fotografia. É pena que enquanto esperavam pelo flash das máquinas não tenham visto o ar sofrível que o tão energético candidato apresentava, após uns minutos de divertido discurso.

Alguns minutos depois do desgastante discurso, In JN 01/09/2005

2005/08/30

Presidênciais

Tal como se previa, a montanha pariu um rato.
Manuel Alegre não se candidata à Presidência da República.
Pelo menos...

Acabaram as férias...

Acabaram as férias.
Não fosse Portugal ter ardido, vermos que a bagunça da colocação dos professores está aí a "estalar" (apesar de dizerem que correu tudo dentro da normalidade), que temos como candidato a Presidente da República um octagenário (com uns tantos a querer fazer dele um homem de 20 anos...) e que já se vêm por aí "arvores de natal" enfeitadas com fotografias de candidatos aos tachos municipais, teria coragem para dizer que está tudo cada vez mais na mesma...
Portugal no seu melhor. Afinal a tradição ainda é o que era!

2005/08/29

VSC...

Isto realmente, no que toca a futebol vimaranense, não está a começar nada bem. A época ainda agora começou e já as coisas correm mesmo muito mal. Afinal de contas parece que já vimos este "filme" não há tanto tempo quanto isso...
Mas também há que dar espaço para que a máquina comece a carburar. Com tanta gente nova, de admirar seria se tudo estivesse ao contrário. Há que ter paciência, aproveitar bem esta paragem para tentar "limpar" o muito de fraco que já se fez.
Duma coisa tenho a certeza, o espaço para falhar começa a ser mesmo muito curto...
E não esquecer que o próximo jogo é apenas e só com o Braga. Equipa boa de bola e muito bem organizada...

2005/08/27

Hoje, apenas e só Guimarães em imagens...





Visitem-nos. Serão certamente muito bem recebidos e levarão boas recordações desta bela cidade.

2005/08/26

VSC e a UEFA

Ora aí está mais um sorteio da UEFA.
O Vitória de Guimarães jogará com o Wisla de Cracóvia (Polónia). O nome pode não dizer muito, mas a equipa foi campeã da ultima época na Polónia e participou nas pré-eliminatórias para a Liga dos Campeões (eliminado pelo Panathinaikos após prolongamento), pressupõe-se daí que se tenha reforçado para essa competição...
Ora tendo em conta o que o nosso Vitórinha fez nesta primeira jornada (e que na pré-época apenas se dignou a empatar como Benfica e mais algumas vitórias a equipas menos fortes, não esquecendo a derrota com o vizinho Moreirense, isto a nível caseiro), não sei não...
Duma coisa tenho a certeza, com o futebol apresentado contra a Naval (parabéns Naval) é que não vai a lado nenhum. É preciso mesmo muito mais.
Esperemos para ver...
Já agora, os restantes jogos com equipas portuguesas:
  • Estrela Vermelha de Belgrado - Sporting Clube de Braga
  • Vitória de Setúbal - Sampdória
  • Halmstaad - Sporting Clube de Portugal

Campanhas & Orçamentos

Só me apetece dizer que é a falta de vergonha total...
In JN, 26/08/2005
"Campanhas orçamentadas em 100 milhões de euros
...Orçamento apresentado pelo PSD ultrapassa os 45 milhões e é o mais elevado. Estado, principal fonte de financiamento dos partidos, deve suportar 42 milhões das despesas
"
Mais nada...
Já agora, não era para apertar o cinto ?

2005/08/25

Ainda os Incêndios...

Ao passar os olhos pelo muito que se tem escrito, quer nos jornais, quer na "blogosfera" não podemos deixar de achar curioso que ainda há quem ache que a culpa deste momento de crise é culpa de quem esteve em anteriores governações. Ora a politica cada vez menos interessa ao portugueses, mas ler por aí que "... A seca climatérica, a seca de liderança política que durante décadas nos fez descurar o aquecimento global, a gestão da floresta, a educação para a prevenção, a organização dos serviços de socorro, a compra de aviões adequados, os bons exemplos vizinhos e o recurso à ajuda internacional a tempo e horas. Mais a inundação de incompetência, desorganização, ganância negocial e compadrio que tudo agravaram nos últimos três anos de (des)governação da direita..." só pode ser de alguém que não está por cá agora e nunca esteve...
Provavelmente foi para algum Safari há já muito muito tempo.
Ser honesto mesmo quando se dá uma opinião fica bem a toda a gente.

2005/08/24

Até Quando ?


Até quando teremos que ver o país arder ?
Até quando aturar "jarras" que aparecem a reboque de notícias em qualquer telejornal (cada vez mais degradantes) para dizer que "está tudo controlado..." ?
Até quando... ?

In JN on-line, 24/08/2005

In abafosedesabafos.blogspot.com

2005/08/20

Guimarães

Pretendo neste blog, apenas retratar o que é, o que se passa nesta cidade onde NASCEU PORTUGAL.
E tendo em conta o que aí vem, certamente muito haverá para escrever...
Quem quizer participar entre em contacto para JCP.
Toda a ajuda será bem agradecida, quer sejam actualidades, desporto, política...
(Mas também podemos apresentar momentos de lazer e diversão...)
Vamos dar voz e imagem à nossa terra.

Início